domingo, 8 de abril de 2012

ACELERADO, DA

Sugerida por... Tapir

1. Impaciente, nervioso.
y 3 más...


Amigos, no es lo mismo "estar acelerado" que "estar acelerado"... sí, sí, decimos bien, dejad que nos expliquemos: "acelerado" es un curioso adjetivo del cual el DRAE recoge 4 acepciones diferentes, siendo la primera de ellas sinónimo de "impaciente", "nervioso"...

...En Uruguay, además, tal y como recoge el diccionario, esta palabra adquiere un matiz característico y pasa a calificar a la persona "que muestra excesivo entusiasmo o vehemencia": Miguel es un acelerado, es incapaz de exponer tranquilamente sus ideas al respecto...

Por si esto fuera poco, en El Salvador este adjetivo se emplea para describir a una persona "medio ebria". Susana está acelerada por todo lo que ha tomado esta noche, será mejor que la llevemos a casa...

Y por último, en Cuba, nuestra palabra del día se emplea para calificar a una persona sexualmente excitada...

¿Veis cómo cambia el significado "estar acelerado" en función del contexto y el lugar en el que utilicemos esta voz?... pues dicho queda... ¡hasta la próxima carrera! ;-)
.

1 comentario:

Wonder dijo...

Ela abriu os olhos naquela manhã de forma diferente. Ela se sentia diferente. Pôs-se de pé e olhou o relógio. Estava atrasada para o momento mais esperado dos últimos três anos. Ela se lembrou da primeira vez que o viu e da certeza que havia sentido de que ela viveria aquele dia.
Não conseguiu comer, estava nervosa, porém calma ao mesmo tempo. Feliz. Foi uma tarde longa e demorou a passar. Flores, presentes, o vestido. O amor estava por toda parte.
Depois de várias pessoas ao seu redor como se ela fosse uma boneca, ela se olhou no espelho. A namorada apaixonada, infantil e com medo do futuro deu lugar a noiva mais linda que ela já viu, uma noiva ainda mais apaixonada, nervosa e ansiosa pro seu futuro chegar.
Flores no cabelo solto e aquele vestido branco desenhando seu corpo ainda mais magro por conta da tensão dos preparativos. Seu rosto iluminado por uma maquiagem simples e clara. Na sua mão flores que para ela eram as mais lindas de todas.
No carro ela conseguiu ficar mais calma. Um filme de todos os momentos se passou em sua mente. Os abraços quando era apenas amizade, o primeiro beijo, o pedido de namoro, o primeiro “eu te amo”, os domingos na praia, o primeiro presente, as idealizações dos sonhos juntos, o pedido em casamento e até mesmo as brigas sem sentido que sempre terminavam em beijos. Tantos dias marcantes e o mais importante já havia chegado.
Quando se deu conta a igreja estava em sua frente e a porta do carro aberta. Suas pernas tremiam. Ela se levantou segurando o vestido. Antes dela sua sobrinha jogava pétalas pelo caminho. Todos estavam lá, mas ela só enxergava o homem da sua vida que estava lindo em um terno branco.
Durante a cerimônia lágrimas para todos os lados até que chegou o “aceito”, as alianças, o beijo. Seria tudo aquilo real?
Agora ela era esposa do homem mais importante de sua vida. E eles realizavam um sonho. Eram agora uma só pessoa, unidos para sempre por Deus.

Publicar un comentario